sábado, 26 de agosto de 2017

FATORES ATUANTES NA EVOLUÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

SÍNTESE: FATORES ATUANTES NA EVOLUÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

                                                                                   Por Sidney dos Santos
Foto retirada do Google 

A educação no Brasil, algo que avançou, porém, poderia está melhor, pois a educação em terras brasileiras não caminha lado a lado com o seu desenvolvimento. Desde os tempos da colonização onde a metrópole (Portugal), moldava o ensino, e era irredutível e privava o espírito crítico. Época onde só os filhos dos grandes donos de terras e senhores de engenho possuíam acesso a educação. Época onde os padrões educacionais seguiam os moldes Europeus, os Jesuítas ficavam com função de desenvolver a educação na colônia. Tal educação que era pouco voltada para ciência, até pelo fato dos Jesuítas terem por objetivo a catequização do povo, portanto a educação Jesuíta era pouco voltada para economia e para o trabalho. Era uma educação com uma cultura transplantada, que trazia desigualdade.
Entretanto a educação passou a ser vista como um símbolo de classe, “status”, onde pessoas que não possuíam terras e nem títulos de nobreza, atrevés da educação conseguiam galgar padrões superiores socialmente e assim se igualar as outras, a educação passou a ser mais exigida, atingindo assim uma evolução.
O ensino tradicional, de autoridade dos Jesuítas perde força e o Estado passa a assumir a educação, entretanto pouca coisa se muda, pois o estado continua a beneficiar os grandes senhores de terras e senhores de engenho.
 Com a educação sendo vista como um símbolo de status, nova classe surge estimulada também pelos movimentos revolucionista Europeu, a burguesia que passa a lutar por melhorias, ocorre à independência política, a implantação do capitalismo industrial, a educação brasileira passa a sofrer mais uma evolução, pois a partir disso, mais escolas de níveis superiores são criadas, escolas de nível técnico, entretanto a partir da criação do ensino superior o ensino de outros níveis passou a ser desvalorizado, e quem passa a sofrer com essa situação, a camada pobre, que sem muitos recursos não consegue acesso ao ensino superior e fica submetido ao fraco ensino secundário. Algo que não deveria ocorrer, pois através do ensino é que os de menores condições conseguem galgar status maiores e se igualar as camadas dominantes. Porém no Brasil não acontece desta forma, pois quem possui recursos financeiros possuíam mais oportunidades de ter acesso ao ensino superior, e para o pobre sobrava aquele ensino onde se aprendia para desenvolver trabalho braçal.


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