SÍNTESE: FATORES
ATUANTES NA EVOLUÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Por Sidney dos Santos
A educação no Brasil, algo
que avançou, porém, poderia está melhor, pois a educação em terras brasileiras
não caminha lado a lado com o seu desenvolvimento. Desde os tempos da
colonização onde a metrópole (Portugal), moldava o ensino, e era irredutível e
privava o espírito crítico. Época onde só os filhos dos grandes donos de terras
e senhores de engenho possuíam acesso a educação. Época onde os padrões
educacionais seguiam os moldes Europeus, os Jesuítas ficavam com função de
desenvolver a educação na colônia. Tal educação que era pouco voltada para
ciência, até pelo fato dos Jesuítas terem por objetivo a catequização do povo,
portanto a educação Jesuíta era pouco voltada para economia e para o trabalho.
Era uma educação com uma cultura transplantada, que trazia desigualdade.
Entretanto a educação passou
a ser vista como um símbolo de classe, “status”, onde pessoas que não possuíam
terras e nem títulos de nobreza, atrevés da educação conseguiam galgar padrões
superiores socialmente e assim se igualar as outras, a educação passou a ser
mais exigida, atingindo assim uma evolução.
O ensino tradicional, de
autoridade dos Jesuítas perde força e o Estado passa a assumir a educação,
entretanto pouca coisa se muda, pois o estado continua a beneficiar os grandes
senhores de terras e senhores de engenho.
Com a educação sendo vista como um símbolo de
status, nova classe surge estimulada também pelos movimentos revolucionista
Europeu, a burguesia que passa a lutar por melhorias, ocorre à independência
política, a implantação do capitalismo industrial, a educação brasileira passa
a sofrer mais uma evolução, pois a partir disso, mais escolas de níveis
superiores são criadas, escolas de nível técnico, entretanto a partir da
criação do ensino superior o ensino de outros níveis passou a ser
desvalorizado, e quem passa a sofrer com essa situação, a camada pobre, que sem
muitos recursos não consegue acesso ao ensino superior e fica submetido ao
fraco ensino secundário. Algo que não deveria ocorrer, pois através do ensino é
que os de menores condições conseguem galgar status maiores e se igualar as
camadas dominantes. Porém no Brasil não acontece desta forma, pois quem possui
recursos financeiros possuíam mais oportunidades de ter acesso ao ensino
superior, e para o pobre sobrava aquele ensino onde se aprendia para desenvolver
trabalho braçal.
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